![](https://static.wixstatic.com/media/daa68a_5f3ac349d3fa4073828753b157ff87ca~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/daa68a_5f3ac349d3fa4073828753b157ff87ca~mv2.jpg)
Boa tarde, administradores!
Tudo bem com vocês?
Hoje é segunda-feira e estamos chegando com mais uma SEGUNDA DA TGA.
Hoje o assunto é a Abordagem Humanística da Administração.
Aproveitem, peguem o bloquinho e tomem nota!!! :)
Abordagem Humanística da Administração
Anteriormente, a ênfase era aplicada na tarefa (Administração Científica) e na estrutura organizacional (Teoria Clássica). Agora a ênfase está nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.
Essa abordagem foi iniciada com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930, graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a psicologia e a psicologia do trabalho. Esta passou por duas etapas em seu desenvolvimento:
A análise do trabalho e a adaptação do trabalhador: o objetivo da psicologia do trabalho era a analise das características humanas que cada tarefa exige do seu executante e a seleção científica do empregados baseada nessas características por meio de testes psicológicos. Os temas predominantes são a seleção de pessoal, orientação profissional, treinamento e métodos de aprendizagem, fisiologia do trabalho e estudo dos acidentes e da fadiga.
A adaptação do trabalho ao trabalhador: nessa etapa, a psicologia industrial está voltada para aspectos individuais e sociais do trabalho, que predominam sobre os aspectos produtivos. Os temas predominantes são o estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho, a liderança, as comunicações e as relações interpessoais e sociais dentro da organizações.
A Psicologia Industrial contribuiu para demonstrar a parcialidade dos princípios da Administração adotados pela Teoria Clássica.
Teoria das Relações Humanas
A teoria das relações humanas tem suas origens nos seguintes fatos:
A necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
O desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia, bem como sua crescente influência intelectual e suas primeiras aplicações à organização industrial.
As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo na administração.
As conclusões da Experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.
Um pouco da Experiência de Hawthorne
Pesquisa que tinha a intenção de verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho, dentro dos pressupostos da Administração Científica.
NOTA DA AUTORA:
Pessoal, esse foi o segundo post do nosso quadro SEGUNDAS DA TGA, espero que vocês tenham gostado e aprendido bastante com essa matéria. fiquem de olho, todos os dias eu posto conteúdo novo para ajudar vocês. Deixem seu like, comentem e compartilhem com seus colegas. Vejo vocês no Instagram @adm.facil. Até a próxima.
Comments