Conceito do Homo Economicus
- Jayne Souza
- 22 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2021

Boa tarde, administradores!
Tudo bem com vocês?
Hoje vamos falar de um conceito muito falado e importante na Administração: HOMO ECONOMICUS, o homem econômico. E que complementa a matéria feita anteriormente sobre a Abordagem Clássica da Administração, mais especificamente quando falamos sobre Administração Científica.
HOMO ECONOMICUS:
Conceito utilizado para dar base à Administração Científica. Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.
Ou seja, o homem procura o trabalho como um meio de ganhar a vida por meio do salário que é proporcionado, não porque gosta. O homem é motivado a trabalhar por medo da fome e pela necessidade do dinheiro para viver, isso influencia em seus esforços individuais e faz com que o trabalhador desenvolva o máximo de produção que é fisicamente capaz.
Condições de trabalho:
Foi comprovado que a eficiência também depende de um conjunto de condições de trabalho que garantam bem-estar do trabalhador e diminuam a fadiga. As condições que mais preocuparam a Administração Científica foram:
Adequar equipamentos para minimizar os esforços e a perda de tempo do operador;
O arranjo físico das máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção;
Melhorias no ruído, ventilação, iluminação e o conforto do trabalho;
Projeto de equipamentos e instrumentos para reduzir movimentos inúteis.
Padronização:
A padronização dos métodos e processos de trabalho foi feita com o intuito de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo, eliminando o desperdício e aumentando a eficiência.
Supervisão funcional:
Taylor era contrário à centralização de autoridade e propunha a Supervisão Funcional, que era a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área e que tem autoridade funcional.

Administração funcional
Consiste em dividir o trabalho de maneira que cada homem tenha de executar a menor variedade possível de funções. Podemos ver esse conceito sendo executado no filme Tempos Modernos de Charlie Chaplin.
Fonte: Introdução à Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato, 7ª ed., 2003.
NOTA DA AUTORA:
Pessoal, essa matéria não faz parte da Segunda da TGA porque fala, apenas, de uma parte dentro da Administração Científica. Espero que tenham gostado. Deixem seu like, comentem e compartilhem com seus colegas. Vejo vocês no Instagram @adm.facil. Até a próxima.
Commentaires