![](https://static.wixstatic.com/media/daa68a_b6a8b95d465f4b358262b83b5327d5d2~mv2.png/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/daa68a_b6a8b95d465f4b358262b83b5327d5d2~mv2.png)
Boa tarde, administradores. Tudo bem com vocês?
Sei que hoje é segunda-feira e deveríamos ter um post sobre TGA, mas meu 6º semestre começa hoje e eu gostaria de compartilhar quais serão as minhas disciplinas com vocês.
Lembrando que a Segunda da TGA não acabou ainda, hoje é apenas uma exceção.
Nas salas de aulas virtuais da Estácio, vem sempre a apresentação da disciplina antes do conteúdo em si, então eu deixarei aqui todas elas para vocês. Começando por:
1. Administração da Produção e Operações:
O estudo e conhecimento dos conceitos da APO são considerados vitais para a implantação de uma gestão eficaz na Administração da Produção e Operações de Produtos e Serviços, cujo objetivo principal é obter a satisfação do cliente/usuário.
Nesta disciplina, você entrará em contato com os modelos de produção e operação de produtos e serviços e identificará os sistemas de planejamento de controle de produção.
Para que tenhamos sucesso, precisaremos que você faça um investimento grande porque são muitos conceitos novos que serão apresentados.
Sendo assim, siga esses passos:
Leia os textos que forem indicados;
Assista às aulas teletransmitidas;
Faça os estudos dirigidos e as listas de exercícios;
Participe dos fóruns temáticos;
Esteja sempre em contato com o seu tutor.
Faremos de tudo para que sua travessia não seja solitária e, por essa razão, nosso curso foi criado de forma que tenhamos a sensação de proximidade, pois o espaço físico não existe para nós da EAD.
Objetivos
Conhecer os sistemas de organização da empresa industrial ou de serviços, desde a etapa de dimensionamento da sua capacidade de produção até o estabelecimento do projeto de trabalho;
Conhecer os fundamentos do cálculo da produtividade empresarial;
Conhecer os processos do projeto de produtos e serviços, bem como o projeto da rede de operações produtivas;
Saber os conceitos e a metodologia para operacionalizar e avaliar o processo produtivo, buscando a sua racionalização com as modernas técnicas de planejamento e controle da produção;
Saber aplicar e exercitar um conjunto específico de técnicas que auxiliem o tomador de decisão a reconhecer as particularidades do seu problema e estruturá-lo.
2. Administração Financeira
A disciplina tem como objetivo capacitar o aluno a desenvolver, com sensibilidade e clareza, a forma como se apresentam as finanças organizacionais. Ter o conhecimento das necessidades e captação de recursos das formas mais rentáveis.
Praticar uma boa utilização dos recursos financeiros, com competência para estabelecer controles financeiros, e para avaliar criticamente a viabilidade da obtenção/aplicação de recursos.
Compreender as suas principais características e formação, detalhando todo o sistema de finanças, assim como a análise dos indicadores.
Conhecer os riscos do mercado, em relação ao seu retorno e aos diferentes tipos de financiamento, que venham a favorecer a empresa e seus usuários.
Objetivos
• O objetivo da disciplina é desenvolver os conhecimentos necessários para que o aluno possa compreender como gerenciar o capital de giro de uma empresa.
• Compreender as formas de riscos de investimento e financiamento da organização. Compreender os diversos tipos de riscos de investimentos.
• Identificar as fontes de financiamento de capital próprio /terceiros, e os tipos de investimento e financiamento de curto e longo prazo.
3. Análise das Demonstrações Financeiras
A Contabilidade é um modelo de sistema de informações que de forma simplificada consiste na coleta, no processamento e na transmissão de dados sobre a situação econômico-financeira de uma entidade, em determinado momento, assim como a sua evolução em dado período.
A Contabilidade tem como objetivo fornecer informações úteis aos seus usuários e possui como matéria-prima os fatos econômico-financeiros, sendo seu produto final as demonstrações financeiras.
A análise das Demonstrações Financeiras refere-se a uma técnica contábil que trata do exame e da interpretação dos dados expostos nas demonstrações financeiras. Sendo assim, o analista de balanços irá aplicar suas habilidades para extrair conclusões a respeito da realidade econômico-financeira da entidade que irá subsidiar o processo decisório dos diversos usuários das informações da linguagem dos negócios, ou seja, da Contabilidade.
A partir do exame e da coleta de dados, a Análise das Demonstrações Financeiras irá produzir análise vertical/horizontal e cálculos dos indicadores que, em comparação com padrões e análise global, irá elaborar relatórios com a interpretação dos quocientes e suas conclusões sobre as situações da entidade.
Objetivos
Analisar Vertical e Horizontalmente;
Calcular e interpretar os indicadores econômico-financeiros;
Emitir o relatório da realidade econômico-financeira contemplando a análise interna e sua correlação com os fatos do mercado externo e modelos padrões.
4. Análise Estatística
A Estatística é um ramo de estudos que se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados. E ainda, em obter conclusões válidas, utilizando-as em tomada de decisões baseadas nas análises feitas. Atualmente podemos dizer ainda que ela é uma ciência multidisciplinar, uma vez que tem ampliado sua participação nas diversas atividades profissionais. As análises estatísticas dependem da forma de como os dados são coletados, e o planejamento estatístico da pesquisa indica o esquema sob o qual os dados serão obtidos. Portanto, o planejamento da pesquisa e a análise estatística dos dados estão intimamente ligados. Podemos afirmar então que é na análise que obteremos as conclusões que auxiliarão nas tomadas de decisões. Será através do estudo e aprofundamento desta disciplina que demonstraremos o seu uso como importante e indispensável ferramenta na tomada de decisão na gestão em empresas.
Objetivos
Realizar análises de dados estatísticos para auxiliar o processo de tomada de decisões empresariais;
Elaborar bancos de dados no software Microsoft Excel e realizar análises de banco de dados, dominando as ferramentas estatísticas presentes no software Microsoft Excel;
Saber interpretar as medidas estatísticas e compreender a utilização das distribuições de probabilidade nas situações empresariais, bem como compreender a utilização dos números índices.
5. Pesquisa de mercado
O estudo da disciplina visa demonstrar a importância da pesquisa de mercado para as atividades de Marketing. Estamos num mundo de constantes turbulências dos mercados, e as empresas precisam sobreviver às diferentes variáveis a que estão expostas em seu ambiente de atuação.
Num mercado altamente competitivo, uma pesquisa de mercado realizada com todo o rigor que lhe é peculiar, fornecerá informações consistentes e, possibilitará ao profissional de marketing, tornar o processo decisório mais preciso e fecundo, sendo de crucial importância para maximizar os resultados empresariais.
NOTA DA AUTORA:
Bom pessoal. Esse foi o post de hoje, alguns seguidores pediram para que eu fizesse esse tema. Nesse semestre eu deveria ter estágio, mas, por causa da pandemia e por ter pessoas que correm risco em casa, decidi deixar para o sétimo. Espero que tenham conseguido ter uma base do que os espera nesse período. Deixem seu like, comentem e compartilhem. Vejo vocês no Instagram @adm.facil. Até a próxima.
Commenti